Indicação de Livros


 


                                     






Não Conte a Ninguém
Harlan Coben
19/01/2012

Não Conte a Ninguém é um dos meus livros preferidos, livros sobre pessoas comuns apanhados em circunstâncias extraordinárias... não tem melhor.
Conseguimos identificar os Personagens de Harlan com nossos melhores amigos, com o vizinhos do lado: o reconhecemos instantaneamente.
Acho que esse livro é ideal para relaxar ao final de um longo e estressante dia.

Não comece ler este livro se você só tiver meia horinha para dedicação a essa atividade (fica a dica), porque quando você começar a lê-lo, não vai querer largá-lo.
A trama é misteriosa e arrepiante, um thriller de ritmo acelerado, é Harlan Coben no seu melhor. É eletrizante do começo ao fim, cheio de mistérios que só são revelados aos poucos e o final é totalmente inesperado!A cada página uma surpresa....
Para instigá-los ainda mais, segue uma pequena sinopse com um pouquinho da estória...

Oito anos atrás, David Beck ficou inconsciente e deixado para morrer, e sua esposa Elizabeth, foi seqüestrada e assassinada. Beck reviveu o horror do que aconteceu naquele dia todos os dias da sua vida. Em uma tarde, ele recebeu um e-mail anônimo dizendo-lhe para fazer login em um determinado site. A tela abre para uma web cam – e ele vê a imagem de Elizabeth. Beck tenta descobrir se Elizabeth está viva e o que realmente aconteceu na noite em que ela desapareceu.
O que parecia impossível aconteceu - Elizabeth está viva. Ele é advertido para que não conte a ninguém e então começa todo o mistério... ele se envolve-se em um sombrio e mortal mistério, sem saber que já está sendo seguido por alguém que o tentará deter antes que descubra toda a verdade.

Informações Interessantes:
Essa é a primeira obra do autor publicada no Brasil, Não conte a ninguém está entre os maiores sucessos editoriais dos Estados Unidos e do mundo. Ela marca a estréia de um novo estilo de suspense literário. Vale a pena conferir.
Foi o livro mais aclamado de 2001, indicado para diversos prêmios. Em 2006 foi adaptado para o cinema numa produção francesa vencedora de quatro Cesars (o Oscar francês), inclusive de melhor ator e diretor.




                                   

Dia D celebra Drummond em várias cidades do país

03/11/2011 - Tímida e discreta, mas lírica e arrebatadora -tal qual o homenageado.

Em São Paulo, a primeira edição do Dia D, programação para celebrar a obra de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) na data do seu nascimento, 31 de outubro, reuniu poucas pessoas, mas espalhou o verso do poeta.

Concebido pelo IMS (Instituto Moreira Salles), responsável pela guarda de parte do acervo de Drummond, o Dia D teve uma programação extensa em várias cidades.

Na capital paulista, nas livrarias Cultura do Conjunto Nacional e Ponto do Livro (Pinheiros), foram exibidos os documentários "Consideração do Poema" e "No Meio do Caminho", criados para o dia.

No primeiro, figuras do mundo cultural, como Caetano Veloso, Chico Buarque,Milton Hatoum e Nuno Ramos, leem poemas de Drummond. Já em "No Meio do Caminho", os célebres versos são lidos em várias línguas.

À noite, na casa de shows Casa de Francisca, os poetas Alberto Martins eFabrício Corsaletti partiram de um trecho de "Consideração do Poema", em queDrummond evoca pares como Murilo Mendes, Neruda e Apollinaire para ler poemas de todos.

Convidado especial, o escritor Reinaldo Moraes deleitou a plateia ao ler poemas eróticos de Drummond.

Na Livraria da Vila da Fradique Coutinho, Vila Madalena, o ator Maurício Soares Filho fez uma leitura dramática de três poemas do livro "A Rosa do Povo" (1945).

Um dos organizadores do Dia D, o poeta Eucanaã Ferraz avaliou que a homenagem "deu muito certo". "No Rio, todos os eventos na casa do IMS estavam lotados."

Fonte: Folha de S. Paulo


Obra em Prosa - Cecília Meireles - Volume 1

Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.

Em homenagem ao início da PRIMAVERA!!!!





                               Primavera
Cecília Meireles

A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.

Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.

Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.

Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.

Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.

Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.

Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.





Tempo de Matar – John Grisham
 07 de setembro de 2011
O livro Tempo de Matar é um romance perturbador, é um dos primeiros livros de Grisham publicados e um dos melhores da série que eu li.

Nesta história, Grisham nos atinge com um assunto que a maioria não gostaria de discutir: estupro de crianças. O assunto em si é fascinante, o capítulo de abertura descreve a história de uma menina de dez anos, Tanya, filha de Carl Lee que é brutalmente estuprada e quase morta por dois homens brancos e bêbados. O relato de seu estupro é vívido e de cortar o coração, e Grisham retrata-o mais tarde sofrendo ao longo do livro de uma forma que é pungentemente real.

Nesse romance J. Grisham faz uma mistura de todos os elementos do tecido social do sul dos EUA e usa sua experiência profissional como advogado para inventar o desenvolvimento do julgamento.

A vida torna-se complicado na cidade de Clanton, Mississippi, quando um trabalhador negro é levado a julgamento pelo assassinato dos dois brancos que estuprou e torturou sua jovem filha. Carl Lee premeditou o assassinato de dois homens brancos, Billy Ray Cobb e Ernest "Pete" Willard.

Jake Brigance é um típico advogado de cidade pequena com um escritório de advocacia. Por causa de sua habilidade em defender Lester Hailey (irmão de Carl Lee), Jake é contratado para defender a Carl Lee Hailey, na esperança de obter liberdade, e ele aceita o desafio pelo fato da publicidade e reconhecimento que o caso pode oferecê-lo.

Este é um daqueles livros que, quando você começa a ler não consegue parar até que vire a última página! Boa Leitura



Quero aqui, nesse espaço, enfatizar o valor social do livro, ele é capaz de dar conhecimento e poder. Mas porque lemos? E como aprendemos a fazê-lo? Quais mecanismos emocionais são ativados? Como aprimorar a paixão pela leitura?

O hábito da leitura pode ser considerado um elemento chave do crescimento pessoal, cultural e social. Ele ajuda a entender melhor a si mesmo e os outros, coloca em movimento a mente e até mesmo a existência, aumenta a capacidade de fazer as escolhas certas; orienta para ver os detalhes da vida, antes incógnitos. E, talvez o mais bonito, desenvolve a capacidade peculiar de "aprender", ter respostas que na vida cotidiana, muitas vezes não encontramos. Possibilita-nos a viver uma nova vida, em infinitos mundos criados na ficção.

O poder do livro é unir e não dividir. Permitindo que, de fato, o movimento do pensamento e ideias, combinem diferentes populações e gerações, culturas e costumes, esse é o caminho para que os homens e as nações aprendam a viver em paz. 

Em resumo, a leitura ajuda a formar uma compreensão global, contribui para a prática da tolerância e solidariedade.

Um livro é inútil se não há alguém que o lê.

Grandes livros estão sempre à mão: são reservatórios de ideias, porém para alcançar o propósito essencial do livro é preciso aventurar-se em suas páginas e acompanhar o aprendizado. Há livros que são lidos, relidos e depois lidos novamente. Estes são os que põem em movimento tudo dentro de nós: emoções, sentimentos, anseios, pensamentos, aspirações, etc...

Suas palavras ressoam na pessoa como um eco. Eles parecem perfeitos para expressar algo que anteriormente não era conhecido. 

Sabemos que a capacidade de ler exige muito exercício e dedicação, e a disciplina é fundamental, reservar algum tempo para a leitura é imprescindível para compreensão e correta interpretação do texto.

Ler é um hobby, e vou tentar dividir com vocês essa minha experiência. Dentre tantas opções, vou arriscar-me a indicar (recomendar) as MELHORES.

Boa Leitura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário