quinta-feira, 22 de março de 2012

O que realmente importa

Ao longo de nossas vidas, mudamos, crescemos e aprendemos a cada dia. No início, sabemos muito pouco sobre o mundo ao nosso redor, estamos mais centrados em nós mesmos. Mas, então, lentamente, começamos a entender que existe uma realidade em torno de um mundo enorme. 

Deve ser um desejo, em uma trajetória de crescimento, somos capazes de compreender mais profundamente o que está ao redor e dentro de nós, escolhemos um caminho com convicção e conhecimento, porque a coisa mais importante é descobrir para onde vamos e fazer algo para irmos rumo a essa direção. 

O ponto de partida desta viagem é tomar consciência de querer ir, estar ciente do fato que nossa vida tem significado. Então, você tem que dar os primeiros passos, caminhar. 

Para percorrer um caminho de crescimento, de compreensão, um caminho que nos conduza a sermos pessoas melhores, capazes de compreender a realidade que está fora e dentro de nós é importante pôr de lado algumas coisas que nos machucam, nos diminuiem, coisas estas que, não nos permitem observar a bela paisagem do mundo. 

Se quisermos realmente seguir um caminho de crescimento, devemos identificar o pequeno e o grande, tornando-nos consciente disso, e nos esforçando para superar os obstáculos. Isto pode implicar uma mortificação do nosso ego, mas se conseguirmos sobrepujar essa barreira, com certeza seremos pessoas melhores. 

Acho que devemos desistir de gastar o nosso precioso tempo, e manifestações de interesse em determinados programas de televisão, certas coisas baixas e abjetas, e em vez disso dedicar às coisas realmente bonitas, às coisas realmente grandes: uma caminhada na natureza, que faz-nos compreender quão preciosa a nossa Terra é, a leitura de algum bom livro que amplia os horizontes, isto sim, são coisas que permanecem!!! 

São opções para fugir de uma noite com um programa estúpido e idiota de televisão: uma boa música, um belo livro, um passeio a um lugar no qual realmente merece ser chamado de bonito, que pode ser considerado grande, que permita o pensamento, a reflexão, algo que nos leva a ir mais longe, para ver além da superfície, mais profunda, mais distante, para além das aparências. Que permita um esforço para compreender o que nos escapa, que vão além de um mundo de coisas triviais, superficial. 

Benjamin Franklin, diz que “A verdadeira sabedoria consiste em saber como aumentar o bem-estar do mundo.” Será que estamos cumprindo o nosso papel em prol desse bem estar? Ou estamos muito ocupados com os seriados da TV? 

Nossa vida pode ser maravilhosa, bonita e cheia de significado: estamos apenas querendo ou buscando concretizá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário