quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Amamentar...

Desde a descoberta da gravidez, logo após o nascimento e, em seguida, em casa eu dizia que iria amamentar exclusivamente, mas eu não tinha ideia o que isso significava realmente!!! Apesar de ser maravilhoso, preciso admitir que não é fácil... De jeito nenhum.

Eu decidi amamentar desde o início, porque sabia dos benefícios positivos tanto para o bebê quanto para mim. Além disso, a amamentação economiza dinheiro e tempo. Eu sei que o leite do meu bebê é puro, está sempre na temperatura certa e pronto à hora que ela quiser.

Logo nas primeiras semanas percebi que o leite materno não tem programações, não adianta querer estipular horário e passei a alimentá-la em livre demanda. Cada momento é certo para beber o leite da mãe, em todos os lugares, não importa o que nós estávamos esperando para fazer, mesmo que eu tenha acabado de amamentar. Descobri que ela recorre a mim não apenas quando está com fome, mas se precisa de carinho, se está sentindo desprotegida e por N outros motivos.

Quando eu perguntei ao médico se era normal amamentar durante todo o dia, ele me disse que sim, que não só era normal quanto necessário.
Então eu tive que escolher: os meus hábitos de vida diária de antes, ou amamentar meu bebê, como você pode imaginar eu escolhi a segunda, eu não queria privar minha filha do meu leite.

A amamentação exclusiva nos primeiros meses, muitas vezes envolve ter que sentar praticamente todo o dia para amamentar não sendo capaz de fazer mais quase nada. Eu não me deixei intimidar pela situação, eu decidi olhar para ela a partir de uma visão mais ampla, quando estou amamentando me entrego à ela, e sei que não é algo que vai durar séculos, pelo contrário, o tempo passa muito rápido e as crianças crescem e mudam os hábitos, mesmo antes de acostumarmos com o novo ritmo.

A amamentação é um viajante do tempo. Sei que ela irá colher os frutos num futuro próximo. Então eu decidi dar prioridade à amamentação e à minha filha, enquanto todo o resto ficou em segundo lugar.

Mantenho o foco nos benefícios da amamentação e todo o esforço se torna precioso. Além de fortalecer o sistema imunológico, sacio a sua fome e ainda, dedico-me a afaga-la, sei que esse contato é essencial para o seu desenvolvimento. Fico feliz por estar conseguindo manter o aleitamento materno exclusivo e pretendo continuar assim até os 6 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário