quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Felicidade / Infelicidade

Aristóteles afirmava alguns milênios atrás, que o objetivo final de toda ação humana é sempre ser feliz. 


A vida feliz acreditava o filósofo, era o bem supremo ao qual todos os seres humanos tendem por natureza. Em tese, poderíamos dizer então que nascemos para viver feliz.


Muitas pessoas perguntam como é possível viver uma vida feliz com todas as dificuldades, com o egoísmo que afeta negativamente as relações e a sociedade, com o aumento da violência, o sofrimento daqueles que não têm saúde, com tantos outros problemas a serem enfrentados e ainda, as constantes crises de valores e moralidade. 

Olhe para esses fatos, agora lhes pergunto se é realmente possível viver uma vida feliz??? Eu digo que sim!!!

Cada idade, é verdade, tem seus problemas, mas para viver uma vida feliz, não importa o mundo ao nosso redor. A felicidade está dentro e não fora de nós. Para viver uma vida feliz é preciso, antes de tudo, perceber que a felicidade não tem nada a ver com as coisas que temos (casa, trabalho, relacionamentos, dinheiro ou qualquer outra coisa), mas com o que somos. Felicidade não consiste em TER, mas sim SER feliz.

Para viver uma vida feliz, devemos aprender que a felicidade é aqui e agora, ou então nunca será. Se estamos felizes, estamos felizes com todo o contexto: o que temos, onde estamos, com quem estamos e com que fazemos, apesar das dificuldades. 

Pensar que seremos felizes apenas quanto tivermos isso ou aquilo é ilusão... A Felicidade, de fato, é uma viagem, um modo de vida, uma maneira de observar a vida e o mundo.

Podemos viver uma vida feliz quando percebemos que já temos tudo para ser feliz. 

Devemos aprender que, não há nada que nos faça mais feliz que poder apreciar a VIDA.

Devemos entender que a felicidade está nas pequenas coisas, pequenos gestos e não em grandes triunfos. 

Nós nunca devemos confundi-la com as emoções mundanas da conquista, da aquisição de bens de consumo e do poder exercido pelo dinheiro.

Tenho certeza que, Viver uma Vida feliz, é uma escolha nossa e o único requisito necessário para realizá-lo é perceber que, se quiséssemos, poderíamos ser feliz agora.

Então pergunto-lhes: Por que somos infelizes???

Quando estamos infelizes, na prática, estamos em conflito, em desarmonia com o mundo

A infelicidade é o resultado de nossa escolha de não viver a vida declinando em tudo o que implica: problemas, dificuldades e alegrias, satisfação, sucesso e derrota, confusão e conquistas.

Como não somos senhores do universo e das leis do mundo, nos recusamos a viver.

Portanto, nos tornamos infelizes pela resistência em VIVER a VIDA.

 
                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário