quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Assertividade

Como disse no post anterior, vou utilizar esse espaço para divulgar minha opinião sobre a VIDA, e propagar as baboseiras que escrevo às vezes!!

Bom, para começar, vou falar (escrever) sobre um aprendizado... ontem estive em uma palestra do Divaldo Franco*, palestra perfeita, pessoa iluminada, boa companhia e ótima oportunidade para reflexão.

Vou falar um pouco sobre assertividade, ou melhor, o modelo comportamental que nos permite viver em harmonia com nós mesmos e com os outros...

Por que precisamos aprender a ser assertivos? Porque ser assertivo significa respeitar a nós mesmos e viver com serenidade as relações com as pessoas ao nosso redor, sem medo do julgamento alheio.

Tornar-se assertivo é um efeito muito importante para a nossa autoestima, atua profundamente sobre os juízos que temos sobre nós mesmos. Se não aprendermos a equilibrar as nossas necessidades e as dos outros, vamos, provavelmente, viver uma vida assinalada por problemas de ansiedade, frustração, raiva, falta de motivação e por fim a depressão.

É absolutamente verdade que, em nossas vidas alternamos momentos de tristeza e decepção, alegria e esperanças, vitórias e derrotas, chegadas e partidas, e é nessas articulações que muitos de nós envolvemos.

Entusiasmo alternativo e frustração na vida são inevitáveis, embora possa ser difícil de se viver o maior erro que cometemos é, certamente, não acreditar e entregarmos às provas e apostas de que a vida nos confere.

Viver aqui e agora é um princípio filosófico, porém muito útil na vida cotidiana. Nós podemos fazer muitas coisas:
- Explorar as oportunidades apresentadas a nós
- Ser focado no que estamos fazendo
- Rir e ser feliz com as coisas que gostamos
- Amar quando encontramos a pessoa certa
- Não evitar a dor, mas parar de focar este sentimento

As vantagens do treinamento de assertividade são importantes demais para serem ignorados. No meu caso, como resultado, aumentaram significativamente a autoestima, porque eu podia, finalmente, propor a me expressar livremente, sem ter ou negar minha culpa ou sentimentos negativos. Isso tem sido um fator chave para a o enigma da vida.

Como em tudo há uma fase de aprendizagem e, em seguida, a prática do que aprendeu com a vida cotidiana.

Eu diria que o segredo para ser assertivo é a continuação de tal comportamento. Na minha opinião, a afirmação deve tornar-se um modo de vida e não é algo que se aplica de vez em quando.


Não importa que sejas uma voz que clama no deserto. Logo mais, outras vozes unir-se-ão à tua e a canção da imortalidade será entoada em toda a Terra.
A vida seleciona sempre o melhor entre qualidade e quantidade.
Faze-te exemplo, mesmo que contestado ou não considerado pelos teus contemporâneos. Isso não é importante, mas significativa é a tua maneira de viver e ensinar pelos verbos e advérbios.

Joanna de Angelis
Página recebida pelo médium Divaldo Pereira Franco, na reunião de 2 de fevereiro de 2011, no Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador, Bahia.
Em 05.08.2011

*(Divaldo Pereira Franco é reconhecido como um dos maiores médiuns e oradores espíritas da atualidade. Conheça mais sobre sua vida e sua obra (Clicando aqui....)

Nenhum comentário:

Postar um comentário